Longe de ser um dia de celebração, o Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão, é um dia de protesto, de luto e de reflexão. Todos os dias as crianças são vítimas de agressão física e psicológica no mundo inteiro, inclusivamente nas suas próprias casas, por obra dos seus pais, avós e parentes próximos. Este dia relembra todas as vítimas infantis de afogamento, envenenamento, espancamento, queimadura, trabalho infantil e abuso sexual, mas também chama a atenção para a necessidade de proteção e de educação das crianças, que se encontram numa fase frágil, de construção de mentalidade, carácter e de valores.

A violência contra a criança é um tema que desperta interesse de toda a sociedade, que busca entender as razões de tal abuso.

Garantir um ambiente seguro e são para o crescimento das crianças não é uma tarefa exclusiva dos pais, mas também dos parentes, da comunidade, dos profissionais de saúde, dos líderes de modo geral, dos educadores, dos governantes, enfim, da sociedade como um todo.

O Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão foi criado pela ONU em 1982.